Você sabe a diferença entre calçados OCUPACIONAIS, de PROTEÇÃO e de SEGURANÇA?

08 de Fevereiro de 2023

Você sabe a diferença entre calçados OCUPACIONAIS, de PROTEÇÃO e de SEGURANÇA?

A resposta é simples: é a biqueira.

CALÇADOS OCUPACIONAIS (ABNT NBR ISSO 20347:2015): são para trabalhos onde não haja riscos de quedas de objetos pesados nos dedos dos pés. São os chamados calçados SEM BIQUEIRA ou com BIQUEIRA PLÁSTICA ou DE CONFORMAÇÃO. Vale lembrar que se o colaborador estiver usando um calçado com biqueira plástica e sofrer um acidente por queda sobre o pé, a empresa pode ser responsabilizada por dar um calçado inadequado ao tipo de trabalho.

CALÇADOS DE PROTEÇÃO (ABNT NBR ISSO 20346:2015): são aqueles cuja biqueira resiste ao impacto de até 100 Joules. Muito pouco usados, por que as biqueiras normalmente protegem acima disso.

CALÇADOS DE SEGURANÇA (ABNT NBR ISSO 20345:2015): possuem biqueira capaz de suportar 200 Joules, que é equivalente a 20kg caindo de 1 metro de altura. A força do impacto é de aproximadamente 1 tonelada. São confeccionados com biqueira de aço, composite ou outros materiais que tenham a mesma resistência. A escolha certa do calçado depende muito dos riscos aos quais o trabalhador está exposto e conhecer as proteções que o EPI oferece faz toda diferença para acertar na escolha.

Se você tem dúvidas sobre calçados profissionais, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar a você a fazer as melhores escolhas. Um produto que vem ocupando cada vez mais espaço no mercado de segurança do trabalho são os calçados com biqueira de composite. Leve, confortável e com ótima performance, este tipo de biqueira tem superado em número de vendas a biqueira de aço.

Mas você sabia que a biqueira de composite surgiu após os atentados de 11 de setembro? Até então os trabalhadores de aeroportos não se submetiam aos detectores de metais. Após os atentados, houve a necessidade de se estender os protocolos de segurança para que todos que circulavam no ambiente passassem pelos detectores de metais e, por isso, se buscou uma alternativa às biqueiras de aço. Surgiu então a opção da biqueira de composite, que é um composto de materiais não-metálicos que oferece excelentes propriedades físico-químicas, como alta resistência mecânica e à corrosão, além de ser utilizada em áreas de risco elétrico sem restrições.

Desta forma, os trabalhadores puderam passar a transitar livremente pelos aeroportos sem necessidade de preocupar-se com os detectores de metais. As suas vantagens em relação à biqueira de aço fizeram com que seu uso se estendesse a quase todos setores e hoje está entre os itens mais vendidos de qualquer fabricante de calçados. Porém não é indicada para trabalhos com risco de corte, como com motosserras. Neste caso, a biqueira de aço continua sendo a melhor escolha.

Gostou do contéudo? Quer saber mais? Fique ligado no Blog da Conforto que estamos aqui para te ajudar a conhecer o mundo dos calçados profissionais.

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Termo de Autorização
Termo de Autorização
Rua Vital Brasil, 65
Bairro Rincão dos Ilhéus - Estância Velha - RS
CEP: 93.608-210
Como chegar