Selo eureciclo: transformando vidas e mudando pensamentos

19 de Janeiro de 2023

Selo eureciclo: transformando vidas e mudando pensamentos

Hoje, aqui no Brasil, cerca de 12,6% do lixo gerado ainda não é sequer coletado e sim jogado em qualquer lugar. Um estudo mostra que o nosso país é o maior produtor de resíduos urbanos da América Latina e Caribe, representando cerca de 40% do que é produzido fora.

Segundo o estudo, cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos são despejados em lixões clandestinos por ano, no Brasil. Esse volume daria para encher 765 estádios do Maracanã e alcançaria a saúde de 77,5 milhões de pessoas. Conforme a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a estimativa é uma geração de 100 milhões de toneladas anuais em 2030.

A International Solid Waste Association (ISWA), uma organização que reúne profissionais do setor de resíduos sólidos, gerou uma pesquisa que prevê que a geração mundial de lixo chegará a 3,4 bilhões de toneladas, por ano, até 2050. Isso em 2016, chagava a cerca de 2 bilhões de toneladas/ano produzidas.

Se achamos “difícil” organizar os resíduos em seus devidos lugares em nossas próprias casas, já imaginou organizar em uma empresa? Onde dezenas de matérias são utilizadas em grandes corpos? E foi por essa razão que foi criado o selo eureciclo, nos acompanhe até o final para entender a importância desse tema em nossas vidas.

 

O que é o selo eureciclo?

O selo eureciclo foi criado pela New Hope Ecotech que foi pioneira em trazer a tecnologia para rastreamento dos resíduos pós-consumo do Brasil. A finalidade da startup é o crescimento do setor e o aumento das taxas de reciclagem em um país com muitos problemas nesta área. Com o decorrer dos anos, essa tecnologia ganhou forma e se uniu à necessidade das empresas para o cumprimento da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

De 2017 a 2022 conta com:

Impacto ambiental de 614 mil toneladas de resíduos pós-consumo foram compensados;

Impacto social com mais de 36 milhões de reais em remuneração para central de triagem de recicláveis;

Presente em todo o Brasil com mais de 275 centrais de triagem espalhadas pelo país inteiro.

Como funciona?

A eureciclo conecta as empresas com central de triagem através de uma solução de logística reversa por meio dos certificados de créditos de reciclagem. Resumindo: as empresas pagam pelos Certificados de Reciclagem, o valor é repassado para as centrais de triagem de recicláveis ​​como uma remuneração adicional à venda do material. Já esse valor adquirido ajuda a estruturar a cadeia e auxiliar nas melhorias para os trabalhadores e espaços maquinários utilizados. O processo aplica o modelo de compensação ambiental, que faz a reciclagem de resíduos equivalentes.

A Conforto realiza a compensação de 22% de todas as suas embalagens colocadas no mercado, conforme exige a legislação. Esses resíduos são direcionados a centros de triagem de recicláveis ​​e são revertidos em novos papéis e plásticos. Ou seja: menos resíduos nas ruas e mais mereceu aos trabalhadores dos centros de triagem.

Todos sabemos que a caminhada é longa, mas devemos sempre ter em mente que proteger o planeta é proteger a si e a quem amamos. Se cada um der um pequeno passo com responsabilidade e consciência, fique confiante com nosso planeta a longo prazo para que possamos viver uma vida com mais conforto e esperança.

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Termo de Autorização
Termo de Autorização
Rua Vital Brasil, 65
Bairro Rincão dos Ilhéus - Estância Velha - RS
CEP: 93.608-210
Como chegar