Segurança no trabalho: o que é importante saber

23 de Dezembro de 2022

Segurança no trabalho: o que é importante saber

Prevenir acidentes de trabalho deve ser uma prioridade para trabalhadores e empresas de qualquer atividade ocupacional. Mas para haver prevenção é fundamental conhecer sobre segurança do trabalho.

Listamos abaixo alguns pontos importantes para garantir a saúde e a segurança de trabalhadores.

Definindo segurança do trabalho

A segurança do trabalho é regulamentada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, função antes atribuída ao Ministério do Trabalho.

Considerada como uma ciência, ela atua na prevenção de acidentes e para a promoção da saúde dos trabalhadores. Seu objetivo é entender como os acidentes ocorrem, prevenir e garantir o bem-estar e saúde de todos. Para tanto, precisa do conhecimento das áreas e profissionais de medicina, engenharia,

tecnologia, estatística, administração, entre outras.

Definindo acidente de trabalho

Ele ocorre quando o trabalhador sofre uma lesão corporal durante ou em razão do exercício de sua atividade profissional (mesmo fora do local de trabalho) que resulte na redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho e até a morte.

Se o acidente ocorre no deslocamento casa-trabalho e vice-versa do trabalhador, também é considerado acidente de trabalho ou “acidente de trajeto”.

Constitui-se acidente de trabalho: atos de imprudência, de negligência ou de imperícia de funcionários ou terceiros; desabamento, explosão, inundação, incêndio, choques e etc.; agressão; ofensa física e/ou moral; e doenças ocupacionais causadas pelo exercício de determinada atividade.

Definindo riscos ocupacionais

É a probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano em decorrência de suas atividades profissionais. Por isso é muito importante a

utilização de equipamentos de proteção individual ou coletiva e, também, exames clínicos, além de um ambiente preparado ergonomicamente para o desenvolvimento da atividade.

Riscos físicos:

Exposição a ruídos,

Exposição a temperaturas excessivas,

Exposição a radiações e umidade.

Riscos químicos:

Uso de substâncias para desinfecção, esterilização, limpeza e manutenção de equipamentos (óleos, solvente, etc.).

Riscos ergonômicos:

Esforço físico no levantamento de peso,

Longa jornada de trabalho,

Ambientes de trabalho despreparados ou improvisados.

Riscos biológicos:

Exposição a micro-organismos causadores de doenças.

Avaliação das situações de risco

Todos os profissionais que atuam numa mesma atividade ou empresa devem atuar para evitar acidentes. Ou seja, assim que uma situação de risco é identificada, é dever de quem a identificou informar o fato aos superiores para que medidas rápidas sejam tomadas.

Ter o domínio de todas as situações que podem ser um risco na empresa é importantíssimo para evitar acidentes.

Treinamento e capacitação

Todos os funcionários devem ser treinados e capacitados para evitar riscos e/ou acidentes de trabalho. Esses devem ser periódicos e devem ser repassados todos os procedimentos para garantia da segurança das atividades.

Mas isso não elimina a necessidade de conversas diárias e palestras para tratar de prevenção. Além, é claro, de ações promovidas pela CIPA, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat).

Equipamento adequado de proteção

Há tanto os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) quantos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Os primeiros devem ser prioridade porque oferecem proteção completa contra os riscos coletivos. Exemplos: barreiras, bloqueios, sinalizações, cones e faixas de segurança, placas de sinalização, sensores de presença, sirenes e os alertas luminosos, cadeados e garras de bloqueio.

Já os EPIs são dispositivos de uso individual, obrigatório para cada trabalhador. Ele protege de riscos que ameaçam a segurança e a sua saúde no trabalho. Exemplos: calçados, botas, luvas, capacetes, protetor auricular, óculos.

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Termo de Autorização
Termo de Autorização
Rua Vital Brasil, 65
Bairro Rincão dos Ilhéus - Estância Velha - RS
CEP: 93.608-210
Como chegar