Entenda os mitos e verdades sobre os EPI’s!

17 de Abril de 2023

Entenda os mitos e verdades sobre os EPI’s!

Hoje em dia, é fácil nos depararmos com enxurradas de informações duvidosas na internet que, infelizmente, acabam se propagando entre as pessoas até virarem um grande círculo de insegurança. E no mundo da Segurança e Saúde do Trabalho não é diferente!Um exemplo disso são as desinformações sobre os Equipamentos de Proteção Individual. Lamentavelmente, afirmações falsas sobre os EPI’s ainda circulam não só nos meios digitais, mas nas empresas que o utilizam no seu dia a dia.

E foi pensando nisso, que trazemos a seguinte pergunta: Você conhece os mitos e verdades sobre os Equipamentos de Proteção Individual? Se a sua resposta for sim, parabéns! Você passou no teste! Mas, caso a sua resposta for não, sem problema! Nós iremos te ajudar a identificar os principais mitos e verdades sobre os EPI’s. Confira abaixo:

1. O uso de EPIs pelos trabalhadores é obrigatório. Verdade! Para garantir a segurança aos trabalhadores que exercem funções que apresentam algum risco a saúde, o uso do EPI é obrigatório, segundo a Norma Regulamentadora 6. É válido lembrar que são os Técnicos de Segurança do Trabalho que devem escolher o EPI mais adequado para cada funcionário. Levando sempre em consideração os riscos que o mesmo está exposto no ambiente de trabalho.

2. Os EPIs devem ser comprados pelos colaboradores. Mito! Os EPI’s devem ser, obrigatoriamente, comprados e fornecidos gratuitamente pela empresa. A NR6 também destaca que o treinamento para utilização correta dos equipamentos deve ser responsabilidade total da empresa contratante, assim como a fiscalização sobre o uso, higienização e substituição das peças.

3. EPIs geram desconforto para o trabalhador Mito! Atualmente, a maioria dos fabricantes de EPI’s não presam somente pela proteção, mas buscam também, em sua fabricação, produtos mais confortáveis paro o trabalhador. Mas é necessário muito cuidado ao se deparar com um produto de preço muito inferior à média, pois pode estar sendo fabricado com materiais de qualidade inferior e até oferecer riscos ao trabalhador. Aqui na Conforto, por exemplo, buscamos sempre trazer a mais alta tecnologia em nossos produtos e carregando com eles a proteção, qualidade e bem estar que o trabalhador merece. Temos em mente a importância desse assunto, porque sabemos que quando se faz algo se sentindo bem, se faz muito bem.

4. O custo de investimento em EPIs é alto Mito! Apesar de muitas empresas acreditarem nisso, o investimento em EPI’s de boa qualidade é uma das alternativas mais acessíveis para evitar riscos no trabalho. Já que os prejuízos psicológicos, físicos e financeiros gerados por um acidente ou doença ocupacional são muito maiores. Também é importante analisar os custos à longo prazo pra poder mensurar a economia gerada por uma boa administração de EPIs.

5. Bota, Botina e Sapato de Segurança são coisas iguais Mito! Esses três têm somente uma coisa em comum: todos são Calçados de Segurança. Mas cada um possui suas características que os tornam próprios ou não para certas tarefas. Veja: Sapato: responsável por proteger os pés; Botina: responsável pela proteção dos pés e tornozelos; Bota: responsável pela proteção dos pés, tornozelos e pernas.

6. Os EPI’s eliminam os Riscos Mito! É importante lembrar que os Equipamentos de Proteção Individual não podem ser considerados responsáveis pela eliminação dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Eles são apenas uma medida de segurança para proteger os trabalhadores dos riscos que não puderem ser evitados.Logo, todos nós temos o dever de trabalhar com responsabilidade e atenção para garantir a segurança de todos.

Por fim, ressaltamos que uma pequena dúvida sobre o uso correto ou o desuso do Equipamento de Proteção Individual pode gerar grandes problemas não só para a sua saúde, mas também para todos aqueles que o cercam. Por essa razão, você nunca deve relutar em questionar o Técnico de Segurança do Trabalho de sua empresa e exigir equipamentos de boa qualidade, pois trabalhar em um ambiente seguro e confortável é um direito de todos.

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Termo de Autorização
Termo de Autorização
Rua Vital Brasil, 65
Bairro Rincão dos Ilhéus - Estância Velha - RS
CEP: 93.608-210
Como chegar